DINC RECEBEU VISITA DE REPRESENTANTE DA CASA CIVIL E EQUIPE TÉCNICA

Dia 09 de junho, às 8h00 recebemos a visita do Sr. Laerte Cleto, representando a Casa Civil, para conhecer in loco as condições críticas da captação de água na Barragem de Sobradinho e a proposta de solução com flutuantes.
O Gerente Executivo do DINC, Paulo Sales, fez uma apresentação institucional do DINC enfocando nossas características e impactos numa falta d’água.
Estiveram presentes membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal do DINC, o Superintendente da 3ª. SR (João Bosco), o Gerente da Área de Irrigação da 3ª SR (José Costa) substituindo o fiscal do contrato com o DINC, o Coordenador do Grupo de Trabalho que estuda a instalação dos flutuantes, Márcio Adalberto (Codevasf Brasília) e representando o Ministério da Integração\SENIR, Valdir Juswiak.
Após a apresentação o presidente do Conselho de Administração, Amauri Bezerra, fez algumas observações sobre a gravidade e a necessidade da instalação dos flutuantes e pediu ao representante da Casa Civil mais detalhes da sua visita. O Sr. Laerte Cleto manifestou-se no sentido de que vinha como representante do governo que está sensível ao problema, e que estava incumbido de realizar um relatório sobre as condições encontradas. Disse ainda que trataria de elaborá-lo no menor tempo possível por entender a urgência do problema.
Também nessa reunião, a equipe técnica da Codevasf foi questionada sobre o tempo para finalização do projeto, ao que o Sr. Márcio informou que, no total, seriam 115 dias a partir da aprovação dos recursos pela Casa Civil.

Após este primeiro momento, as equipes técnicas da Codevasf e DINC e alguns Conselheiros se dirigiram a campo para realização das visitas nos seguintes pontos:

1. EBP Nilo Coelho – Poço de bombas, sala de comando;
2. Captação do Projeto (Dique “b”) – Inspeção visual do canal de chamada;
3. Dique “A” Eclusa;
4. Mirante – Inspeção visual dos pontos onde serão instalados os sistemas de adução e flutuante e construção do canal paralelo;
5. Área de Reserva Legal invadida pelo MST – visualização da invasão e ocupação da área no trajeto de retorno.
6. Captação de vilas;
7. Captação da Compesa que atende às localidades de Afrânio, Dormentes, Pau-Ferro e Rajada, a partir do Reservatório 3 da Área Maria Tereza;
8. Visita ao lote do Produtor Francisco de Assis (Chiquinho).

A reunião e visita a campo foi muito proveitosa, visto que o representante da Casa Civil pode observar todo o cenário saiu bastante “impressionado com tudo o que viu”.
Necessitamos que o governo federal autorize o mais urgente possível o início das obras, evitando que o pior possa acontecer.

Um comentário em “DINC RECEBEU VISITA DE REPRESENTANTE DA CASA CIVIL E EQUIPE TÉCNICA

  1. José Odilon BRUM Filho

    Não seria mais barato e tambem eficiente fazer um canal de aproximaçãorevestido de lona ?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *