Arquivos Autor: DINC

AVISO – DIA DO RIO PRORROGADO ATÉ ABRIL 2018

Senhores usuários,
Comunicamos que, durante a reunião semanal da Agência Nacional de Águas – ANA, em 04/12, ficou determinado que o “Dia do Rio” será prorrogado até abril de 2018.
Desta forma, continuará suspenso o fornecimento de água para irrigação, todas as quartas-feiras, da mesma forma que já vinha ocorrendo.

 

AVISO – SUSPENSÃO DA IRRIGAÇÃO SÁBADOS À NOITE

Senhor Produtor,

Como é do conhecimento de todos, a operação normal do sistema de irrigação é de segunda-feira a partir das 5:00 horas até às 17 horas de sábado, de forma a disponibilizar 36 horas nos finais de semana para o restabelecimento do armazenamento de água nos 20 reservatórios disponíveis e garantir o funcionamento normal do sistema.

Diante do estabelecimento do ‘Dia do Rio” e clima predominante, disponibilizamos a irrigação até às 24 horas do sábado, durante esse período.

Porém, o aumento da demanda hídrica tornou insuficiente o armazenamento de água nas 29 horas que restaram no final de semana. Assim, necessitamos restabelecer as 36 horas para armazenamento e o funcionamento volta até às 17 horas aos sábados.

Desde já agradecemos a compreensão de todos.

Data 27/11/2017                                                                             Setor de Operação-DINC

4 DE OUTUBRO – ANIVERSÁRIO DO RIO SÃO FRANCISCO – 516 ANOS

Em 4 de outubro de 1501 o navegador italiano Américo Vespúcio entrou pela primeira vez nas águas desse rio gigante, e essa data ficou marcada como data do descobrimento do Rio São Francisco, que hoje completa 516 anos.

Suas águas atravessam cinco estados: desde a nascente na cidade de São Roque de Minas, em Minas Gerais, passando pela Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas, até desaguar no oceano e nesse percurso, o rio São Francisco faz parte da vida de muitos brasileiros.

Um dos mais importantes cursos de água do Brasil e da América do Sul, com extensão de 2,9 mil quilômetros, o rio vem sofrendo com a ação humana, e nosso rio que já foi abundante em água, está diminuindo a cada ano.

Precisamos reverter essa situação e revitalizar e preservar o Rio São Francisco, responsável pela sobrevivência de toda população que depende das suas águas para viver e trabalhar.