DINC realiza Parada de Manutenção para modernização de subestação elétrica

17 de junho de 2022

Com o objetivo de modernizar e proteger a Subestação elétrica de 69KV (quilovolts)  da Estação de Bombeamento Principal (EBP) do Projeto Público Irrigado Senador Nilo Coelho (PPISNC), o Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC) realizará entre os dias 16 e 19 de Junho, uma Parada no Sistema Elétrico (SE) da EBP para a sua manutenção. Para isso, o abastecimento de água será interrompido. 

A subestação do Projeto Nilo Coelho está localizada na EBP, no município de Sobradinho-BA, e possui uma classificação de rede de  Alta Tensão (AT). A Parada é uma ação necessária para garantir a operacionalidade de todo o Sistema Elétrico, visto que a captação, condução e distribuição de água para irrigação estão relacionadas com a subestação. 

A Parada Geral será executada pelas equipes de Manutenção Elétrica e Mecânica do DINC e para realizar as intervenções será necessário interromper o abastecimento de água, iniciando no dia 16/06, a partir das 20h. O aviso comunicando os dias e horários já foi entregue em todas unidades parcelares do Projeto.

De acordo com o coordenador de Manutenção Elétrica do DINC, Erivaldo Oliveira, antes de uma energia elétrica ser consumida é necessária a redução da sua tensão, para isso existe uma subestação, que por definição, é uma complexa instalação elétrica que tem como finalidade transformar, proteger e controlar as tensões elétricas. 

“Essa Parada é muito importante para o DINC porque a subestação é antiga e os equipamentos de proteção e leitura precisam de modernização e manutenção. Essa modernização vai proporcionar melhor proteção dos equipamentos elétricos que estão ligados por ela. A expectativa é que cumpramos o prazo e que tudo saia conforme o planejamento”, comenta Erivaldo. 

A Parada deixará sem água grupos de EB’s e Tomadas Diretas (TD) dos canais de irrigação. Nesse sentido algumas orientações são importantes como: planejar o manejo de suas culturas e uso de defensivos e/ou fertirrigação em datas anteriores ou posteriores aos dias da Parada e aos usuários que fazem captação direta no Canal  (CP) ou Canal Secundário (CS) é recomendado que reservem água nos tanques ou cisternas que estes lotes dispõem. A previsão de reinício do abastecimento é às 6h, de segunda-feira (20/06).




Nenhum comentário
prev next
Leave a comment