Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC) moderniza sistema de bombas da Estação de Bombeamento Principal da área Maria Tereza e capacita colaboradores sobre manutenção de bombas

20 de abril de 2021

E o trabalho não para. Mesmo com as restrições devido à pandemia, a equipe de Manutenção do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC) está acompanhando e colocando em prática novas tecnologias. Um exemplo recente aconteceu em uma das principais Estações de Bombeamento do Projeto Nilo Coelho (EB-34), na elevatória da área Maria Tereza, beneficiada pela instalação de uma Bomba Centrífuga com moderno sistema de lubrificação. 

O processo de lubrificação, em um âmbito geral, pode acontecer através de graxas e óleo na maior parte dos equipamentos mecânicos, nessa Bomba Centrífuga são utilizados originalmente óleos minerais. Com esse moderno trabalho de engenharia de manutenção aplicado, a lubrificação passa acontecer com o fluido bombante, ou seja, a água bruta contida no reservatório.

Entre os benefícios dessa mudança, podemos destacar a redução de custos com lubrificante, visto que, o óleo mineral tem um custo significativo. Além disso, a nova tecnologia irá aprimorar o trabalho de captação e distribuição de água para irrigação proporcionando assim, uma melhor segurança operacional no Projeto Nilo Coelho.

Capacitação 

A equipe de Manutenção Mecânica do DINC recebeu um treinamento sobre boas práticas de manutenção, inspeção e entre outros assuntos ligados ao funcionamento dos novos equipamentos e do sistema de bombeamento em um contexto mais ampliado. 

O objetivo da capacitação foi qualificar, ainda mais, os colaboradores para que sejam entregues melhores resultados. O curso teve a duração de 40h semanais, divididas entre aulas práticas e teóricas. 

O supervisor da Manutenção Mecânica do DINC, Samuel Lopes, destaca a importância de novas tecnologias para o desenvolvimento do trabalho. “ Com essa mudança passamos a ter uma maior confiabilidade nos equipamentos nessa EB, que é a segunda mais importante do Projeto Nilo Coelho. Participar do curso foi fundamental. A equipe da mecânica terá um domínio maior da manutenção dos equipamentos e poderá realizar serviços ainda melhores,” pontua. 

Nenhum comentário
prev next
Leave a comment