Diversificação de culturas: produtor rural aposta no cultivo de morango na região semiárida.

31 de outubro de 2023

Na Área Maria Tereza do Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho, o cultivo de morangos está ganhando destaque como parte da estratégia de diversificação de culturas. Abrigada em duas estufas, com um total de 0,15 hectares, a plantação de 11 mil pés da cultura, os frutos dessa escolha estratégica estão sendo colhidos com sucesso.

Osvaldo Dias é o produtor responsável por essa iniciativa. Ele compartilha suas expectativas otimistas: “A decisão de incorporar o cultivo de morangos em nossa área foi ousada, mas acreditamos que o mercado está aberto para inovações. Com o apoio do engenheiro agrônomo Domingos Sávio, estamos superando as dificuldades das altas temperaturas da região e estamos confiantes de que teremos novas colheitas positivas.

Domingos Sávio, o engenheiro agrônomo que acompanha o desenvolvimento dessa produção, enfatiza que a produção de morango pode ser implementada em pequenas áreas.

O morangueiro é uma planta de boa adaptação ao clima temperado, subtropical e tropical. A sua produção no país é feita nas regiões sul e sudeste,  mas com esse experimento, aqui na nossa região, já pudemos iniciar a colheita. Nosso objetivo é que essa cultura se expanda, permitindo que outros produtores tenham a opção de cultivar morangos em suas unidades parcelares, já que é uma cultura que não exige uma grande área para ser implementada. Com uma área de apenas 0,2 hectares, já é possível iniciar a produção desses deliciosos morangos, pontua Sávio.

O gerente executivo, Paulo Sales do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC), entidade que realiza a distribuição de água para as unidades parcelares do Projeto, compartilha a visão de que a diversificação de culturas, incluindo o cultivo de morangos, tem o potencial de impulsionar o desenvolvimento agrícola na região, e fortalecer a resiliência do setor agrícola local, abrindo portas para novas oportunidades de trabalho.

“Particularmente estou muito empolgado com o desenvolvimento dessa cultivar em nosso PPI. Acredito que o morango, como fruta de excelente aceitação de mercado e de gosto popular, poderá se tornar uma formidável alternativa de produção para o Vale do São Francisco. Atualmente a produção de morangos no país é liderada pelo estado de Minas Gerais com cerca de 3 mil hectares plantados e responsável por 65% da produção de quase 197 mil toneladas (FAO, 2021) e a nível estadual, nós temos em Pernambuco a cidade de Brejo da Madre de Deus (no agreste) como a maior produtora da fruta, embora com uma produção abaixo de mil toneladas. Estou certo de que o PPI Nilo Coelho tem tudo para mudar esses números e fazer o nosso estado ser um dos maiores produtores de morango do país, assim como fez com a uva e a manga”, pontua Sales. 



Nenhum comentário
prev next
Leave a comment