Balanço semestral: Equipe de Manutenção Hidráulica avança em ações para melhorar o sistema de distribuição de água e amenizar perdas

13 de julho de 2021

A água é um elemento essencial para irrigação da fruticultura no Projeto Nilo Coelho, sabendo dessa importância a equipe de Manutenção Hidráulica do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC) vem atuando para melhorar o sistema hidráulico e amenizar as perdas de água. Neste primeiro semestre, foram realizadas a substituição de tubulação de cimento amianto por policloreto de vinila (PVC), manutenções diversas em tomada d’água e outros. 

Na implementação do Projeto de Irrigação Nilo Coelho, na década de 80, foi utilizado na rede hidráulica cimento amianto, que ao longo dos anos, sofre desgaste, que por sua vez pode ocasionar vazamentos e estouramentos. Visando amenizar esses possíveis problemas, a equipe vem realizando a substituição por PVC, um material moderno, que aumenta a eficiência do sistema e evita desperdícios de água. Neste primeiro semestre de 2021, foram trocados 2.449 metros, o que equivale a 40% da meta anual.

Além da substituição da rede hidráulica, a equipe também realizou 1473 manutenções diversas em estruturas instaladas na entrada dos lotes, responsável em fornecer água aos produtores do Projeto, conhecida por tomada d´ água. Entre os serviços realizados neste equipamento podemos destacar: correção de vazamento em tomada d’água/cavalete, manutenção em ventosa , manutenção em registro, manutenção em filtro da tomada, manutenção em hidrômetro e manutenção em válvula controladora de pressão.

O Supervisor de Manutenção Hidráulica do DINC, Gutemberg Siqueira de Carvalho, avalia o primeiro semestre de 2021 como positivo e satisfatório. “Temos a certeza e a sensação de dever cumprido. Já ultrapassamos 60% da meta em manutenções de tomadas d’água. Nos deparamos por vezes em situações adversas, mas com o empenho da equipe encaramos cada desafio com a certeza da solução assertiva e imediata”, pontuou.

O DINC segue o seu objetivo de fornecer água aos produtores rurais e promover melhorias em toda infraestrutura do Projeto. 



Nenhum comentário
prev next
Leave a comment