Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho

Com 37 anos de implementação o Projeto Público de Irrigação Senador Nilo Coelho (PPISNC) é o principal gerador de emprego e renda de Petrolina (PE)

13 de dezembro de 2021

Um dos maiores Projetos Públicos de Irrigação, em operação no Brasil, celebra nesta segunda-feira (13), 37 anos. E, ao longo do tempo, tem transformado a realidade econômica e social de Petrolina (PE), sendo hoje, o principal gerador de emprego e renda da cidade. Anualmente, gera cerca de R$ 1,5 bilhões de Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBP), de acordo com dados apontados pela Codevasf.

Ocupando áreas nos municípios de Petrolina e Casa Nova (BA), o PPISNC possui uma área irrigável original de 18,8 mil hectares, sendo cerca de 23 mil destinados à agricultura irrigada. Atualmente conta com 2.333 associados, divididos entre pequenos, médios e grandes usuários. O Projeto é gerido pelo modelo distrital, no qual o Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho (DINC), é responsável pela sua administração.

O Superintendente Regional da 3ª SR da Codevasf, Dr. Aurivalter Cordeiro, parabeniza o PPISNC e destaca a sua importância. “O Projeto é, seguramente, o maior instrumento do desenvolvimento econômico de Petrolina. Em média, é responsável por um volume de produção de mais de 750 mil toneladas, predominando as principais culturas frutícolas da região: manga, uva, coco verde, banana, goiaba e acerola, gerando cerca de 60 mil empregos”, destacou.

De acordo com o Gerente Executivo do DINC, Paulo Sales, celebrar mais um ano do PPISNC é, antes de tudo, uma honrosa satisfação. “É festejar com entusiasmo todo o trabalho e empenho daqueles que há cerca de 50 anos dedicaram parte de suas vidas, enquanto agentes políticos, públicos ou técnicos e foram capazes de materializar ideias transformadoras. Somos, hoje, um dos grandes representantes de uma atividade próspera que atrai pessoas de todos os lugares em busca da concretização de seus sonhos. Graças à Irrigação Pública somos uma contraposição à imagem caricata do semiárido nordestino, associada à pobreza; somos prova viva e inconteste de que as políticas públicas em prol dos projetos irrigados, aliadas a pessoas dotadas de força de vontade, são formidáveis condutores do desenvolvimento das regiões mais carentes. Parabéns PPI Senador Nilo Coelho!”, pontuou.

Histórico:

O Projeto Público de Irrigação Senador Nilo Coelho (PPISNC) foi implementado na década de 80, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Mas, os primeiros estudos para implementação aconteceram ainda na década de 60, pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), com assessoria da Food and Agriculture Organization (FAO).

A Codevasf administrou o Projeto entre os anos de 1984 a 1986, depois a gestão foi repassada aos produtores que conduziram até 1989, através de associações por núcleos de produção, posteriormente, o Projeto passou a ser gerido pelo Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho (DINC), até os dias de hoje.





Nenhum comentário
prev next
Leave a comment