Comitiva paraguaia visita Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho

25 de novembro de 2022

Os resultados positivos da fruticultura irrigada e o seu impacto social na região do Vale do São Francisco, atraíram ao Projeto Público de Irrigação Senador Nilo Coelho uma comitiva paraguaia chefiada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária do Paraguai, na última quinta-feira (23/11).

 A vinda da comitiva ao Brasil foi coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e teve como objetivo auxiliar o país vizinho na execução de projetos de transposição do rio Paraguai. E o Projeto Irrigado Nilo Coelho foi escolhido para ser um dos locais de visita. 

A comitiva paraguaia, ainda pela manhã, iniciou a visita na Sede Administrativa do Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho (DINC), zona rural de Petrolina (PE), e conheceu o trabalho desenvolvido pelo DINC. À tarde, o grupo visitou as principais estruturas do Projeto, como a Estação de Bombeamento Principal (EBP), canais de irrigação e, por fim, uma fazenda de uva e manga na área do PA-III do Projeto.

O Ministro da Agricultura e Pecuária  do Paraguai, Moisés Santiago Hicar, esteve à frente da comitiva e ficou admirado com a estrutura e o potencial do Projeto Irrigado Nilo Coelho. “Levamos uma impressão muito boa do Projeto e o seu impacto social e aspecto produtivo. Vamos levar essa experiência ao nosso país para fazer um projeto similar”, destacou.

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e também produtor do Projeto, Guilherme Coelho recebeu a comitiva em seu lote e falou sobre a importância desse intercâmbio. “Essa visita demonstra o interesse do Paraguai em conhecer a nossa agricultura irrigada e ver o que estamos fazendo. Está de parabéns a atitude do Ministro de vir até aqui, em Petrolina”, pontuou.

 

Nenhum comentário
prev next
Leave a comment