Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC) completa 32 anos de história

1 de abril de 2021

Neste 1º de abril, o Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC) celebrou 32 anos, cumprindo a missão de fornecer água para irrigação aos produtores do Projeto Público Irrigado Senador Nilo Coelho. O trabalho exercido pela empresa, em administrar, operar, manter e conservar o funcionamento da infraestrutura do Projeto, impulsiona a fruticultura irrigada, e o crescimento econômico e social da região do Vale do São Francisco e também do país.

Por meio do Plano Operativo Anual, o DINC define as atividades a serem desenvolvidas, no âmbito do atendimento aos aspectos de Administração, Operação, Manutenção e Conservação. Dentre as ações realizadas nos últimos anos, destacam-se: aquisição de motobombas para a Estação de Bombeamento Principal da área Maria Tereza; aquisição de novas máquinas e veículos para as atividades de manutenção e operação; recuperação de placas e juntas do Canal Principal e dos aquedutos do Projeto; serviços de desassoreamento de drenos; regularização de estradas; manutenções eletromecânicas, entre outros serviços.

Para o supervisor de Manutenção Elétrica, Edson Coelho, que há 31 anos atua na empresa, o DINC assume e desenvolve uma missão importante no Projeto.

“O Setor de Manutenção do DINC, assim como as demais áreas, estão estruturadas para atender o produtor da melhor forma possível. Ao longo dos anos, o DINC tem investido em pilares importantes como: qualificação profissional e reestruturação dos setores, com contratação de profissionais preparados; aquisição de ferramentas e equipamentos para auxiliar as às atividades, e a atenção dada no que tange à segurança do trabalho. Parabenizo o DINC, tanto aos colaboradores quanto aos usuários, por esses 32 anos”.

O gerente executivo, Paulo Sales, celebra o desenvolvimento da empresa, com foco no crescimento contínuo.

“Que bom podermos estar juntos nesse momento tão importante na vida do Distrito. Eu me sinto muito satisfeito, e feliz por poder fazer parte dessa história! Desde já quero estender a todos os produtores e nossos colegas de trabalho, às felicitações por atingirmos 32 anos de existência do Nilo Coelho, e que juntos possamos trilhar por longos anos de sucesso a história do DINC”.

 

A empresa

O DINC é uma instituição privada sem fins lucrativos (associação civil), administrada pelos próprios produtores representados por um Conselho de Administração renovado pelo voto direto dos produtores, a cada  dois anos. O Conselho de administração é formado por sete membros e respectivos suplentes assim dispostos: 4 representantes de pequenos produtores (áreas de extensão de 5 a 7 ha ocupados com pessoas físicas); 2 representantes de Pequenas e Médias Empresas (áreas de extensão de até 50 ha ocupadas por pessoas físicas ou jurídicas);1 representante de grandes empresas (Extensões acima de 50 ha ocupadas por pessoas físicas ou jurídicas).

O papel do Conselho de Administração, dentre outras responsabilidades é o de, precipuamente, deliberar as ações gerais não previstas em normativos já vigentes, bem como estabelecer as políticas, diretrizes, objetivas e metas do Distrito enquanto organização. Todas as atribuições e responsabilidades deste Conselho encontram-se à disposição no Estatuto em nosso sítio. Também faz parte de nossa estrutura um Conselho Fiscal, renovado a cada ano pelo voto dos produtores e composto por três membros e seus respectivos suplentes assim dispostos: 1 representante de pequenos produtores; 1 representante de Pequenas e Médias Empresas; 1 representante de grandes empresas. Seu objetivo é fiscalizar a gestão econômico-financeira da instituição.

Histórico

A gestão inicial de administração do Perímetro foi realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), entre os períodos de 1984 a 1986, vindo a repassar essa função aos produtores que administraram até 1989.

Posteriormente, desse ano em diante, o Perímetro Nilo Coelho passou a ser conduzido pelo modelo de gestão distrital tal como é até hoje.

 

 

 

 

Nenhum comentário
prev next
Leave a comment