Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC) realiza serviços de roço e capina nas margens dos canais de irrigação

23 de junho de 2021

A conservação do Projeto Irrigado Nilo Coelho é uma das atribuições do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC). E, para manter e suas estruturas em funcionamento, o serviço de roço manual e capina são alguns dos trabalhos executados diariamente pelo Setor de Roço e Destoca (SRD)

Desde segunda-feira (21) até o fim da semana, uma equipe de roço e capina está trabalhando na margem do Canal 1.14, próximo à Estação de Bombeamento (EB) 23, e ao Núcleo 11 do Projeto. O serviço tem como finalidade impedir o avanço da vegetação para os canais de irrigação e garantir um melhor fornecimento de água aos usuários.

O coordenador de operação do DINC, Marcello Henryque, explicou como é feito o planejamento para execução desse trabalho.

“O Distrito de Irrigação como entidade responsável em operar, manter e conservar a infraestrutura de irrigação e drenagem do projeto, todos os anos realiza o planejamento de diferentes serviços para garantir o fornecimento de água durante todo o ano, dentre estes serviços consta a limpeza interna e externa da rede de canais principal e secundários.

Esta limpeza tem o objetivo de realizar a retirada ou corte do material vegetal que nasce nas bordas e nos taludes dos canais, bem como o material sedimentado (areia) e em algumas situações, conta com ajuda e equipamentos adequados (escavadeira) do Setor de Manutenção Civil e Hidráulica”, pontua.                            

Marcello também destacou a importância da participação da população para manter as margens dos canais limpas. Todos devem contribuir, não descartando lixo em locais inapropriados.

“Para que este serviço possa ser mais eficiente e manter boa qualidade da água bruta que conduz, se faz necessário que tenhamos o apoio da população para que não joguem lixo nos canais nem restos vegetais (material proveniente de poda) que geralmente a equipe encontra e tem que ser retirado. Visto que este lixo além de contaminar a água, contamina o meio ambiente e também pode acarretar no entupimento das bombas afetando toda a operação do sistema, cabe a todos contribuir para que o Projeto se mantenha limpo, tenha água de boa qualidade, reduzindo os custos de manutenção e evitando prejuízos no atendimento para usos agrícolas”.

 

Nenhum comentário
prev next
Leave a comment