Ministério das Relações Exteriores publica tabela de mapeamento de mercados

16 de junho de 2020

O Ministério das Relações Exteriores publicou na última semana, um documento em anexo com tabelas de mapeamento de mercados para exportação da manga brasileira.

Trata-se de compilação de informações recebidas de embaixadas e consulados do Brasil em 20 mercados, cujo potencial foi classificado como elevado, bom, médio, reduzido ou inexistente. A classificação de potencial do mercado nessas categorias levou em conta critérios tais como: barreiras tarifárias e não-tarifárias; distância geográfica e custo do frete; conhecimento e aceitação do produto brasileiro no mercado local; capacidade de produção e de importação de manga em cada país. Ademais, a tabela apresenta textos curtos que versam sobre o contexto, os desafios e os potenciais de cada mercado.

Por meio do mapeamento, foram identificados não apenas mercados tradicionais em que as exportações brasileiras de manga já estão consolidadas, mas também mercados no quais há potencial de inserção do produto ou ampliação das vendas atuais. No Marrocos, por exemplo, verificou-se que as exportações brasileiras de manga ainda encontram-se aquém das do Peru, embora o preço médio da manga brasileira seja significativamente inferior ao praticado pelo principal concorrente.

Tabela disponível no link:

http://www.dinc.org.br/anexo/Ofício_09024-000162-2020-00.zip

Nenhum comentário
prev next