Produção de mel no Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho possibilita mais fonte de renda aos produtores rurais de Petrolina-PE

20 de julho de 2022

No Projeto Público Irrigado Senador Nilo Coelho (PPISNC), a Associação dos Criadores de Abelhas do Município de Petrolina (ASCAMP), situada no Núcleo Habitacional 7 (N7), há 16 anos vem oportunizando mais uma fonte de renda aos agricultores do Projeto e regiões circunvizinhas, através da produção de mel.

A Ascamp atualmente é  composta por 37 sócios que têm se dedicado à essa produção e abastecido aos mercados e instituições governamentais do município de Petrolina-PE. Segundo o vice-presidente da Associação, Natalício Luiz de Sá, a estimativa de produção para o ano de 2022 é de 20 mil kg de mel. 

“O nosso mel é certificado pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (ADAGRO), é um produto que passa por análise. Atender aos mercados do nosso município é uma satisfação, embora ainda encontremos algumas burocracias, essa atividade tem sido uma grande ajuda para nossa renda familiar, estamos contentes com a produção, pontua Natalício”.

A extração do mel é feita de maneira cautelosa, seguindo os padrões estabelecidos pelos órgãos de fiscalização sanitária, sendo levado do apiário para a Casa do Mel, onde é realizado todo o processo até ficar pronto para comercialização.

Segundo o gerente executivo do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC), Paulo Sales, o desenvolvimento de atividades complementares como a apicultura é de relevante importância tanto para o PPI Nilo Coelho, como também para outros arranjos de irrigação públicos.

“Essa produção deve ser estimulada, primeiro porque se converte em uma fonte de renda alternativa para os agricultores e segundo porque a atividade apícola contribui para a polinização das fruteiras dentro do projeto, etapa importante do ciclo fenológico das plantas e portanto da produção agrícola, por fim, em função da contribuição para o aumento de oferta de produção de mel em nosso estado, que atualmente participa, apenas, com cerca de 1,5% da produção nacional de mel”, pontua Sales.

 

Para integrar a Ascamp é necessário ter um mínimo de conhecimento sobre a atividade e possuir cinco colmeias. Posteriormente, a Associação em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oferece um curso básico gratuito para mais conhecimentos sobre a apicultura. Quem tiver interesse em como se associar pode entrar em contato com a Associação através do Whatsapp: 87 9 8817 6681 e (87) 99998 8759 ou através do email [email protected]

 

Nenhum comentário
prev next
Leave a comment