Projeto Irrigado Senador Nilo será cenário de documentário sobre a fruticultura irrigada

6 de outubro de 2022

O Projeto Público de Irrigação Senador Nilo Coelho (PPISNC), é conhecido por ser um dos principais polos da fruticultura irrigada do Brasil, sabendo dessa importância, a Rota da Fruticultura da Região de Desenvolvimento Integrado e Entorno do Distrito Federal (RIDE-DF), está produzindo um documentário sobre a fruticultura na região e o Projeto Nilo Coelho foi escolhido como cenário de gravação.

O documentário objetiva mostrar o desenvolvimento econômico e social que a fruticultura irrigada promoveu nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Além disso, propagar, também, informações sobre as variedades de culturas que são produzidas, tecnologias e entre outros aspectos.

As gravações dessa produção começaram no dia (06/10). A área escolhida foi o Núcleo 1 do Projeto Senador Nilo Coelho e teve a participação do usuário Antúlio da Santa Cruz, que contou sua trajetória enquanto produtor rural. Posteriormente, foram feitos registros de um lote empresarial e um packing house, onde foi mostrado o seu funcionamento. Dando continuidade, com as imagens das principais estruturas  do Projeto, entre as quais: canais de irrigação, Estações de Bombeamento (Ebs), comportas de nível e outros.

De acordo com o coordenador da Rota da Fruticultura da (RIDE/DF), Luiz Antônio Curado. “Viemos documentar o sucesso da fruticultura na região. Petrolina e Juazeiro são cidades excepcionais que cresceram e se desenvolveram a partir dessa atividade. Vamos levar informações, de culturas, planejamento, tecnologias e mostrar como o trabalho desenvolvido ao longo dos anos, transformou o Vale do São Francisco em um dos principais polos de fruticultura irrigada do país.

Rota da Fruticultura

A Rota da Fruticultura (RIDE -DF) é organizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e parte da comitiva já esteve no Projeto Irrigado Nilo em setembro de 2021, para conhecer o modelo de gestão implantado, bem como os processos de produção. 

Nenhum comentário
prev next
Leave a comment