Setor de Segurança do Trabalho do DINC realiza ações preventivas na sede e nas Estações de Bombeamento (EB)

5 de agosto de 2020

Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho fazem parte de um  conjunto de normas e procedimentos que visam à proteção da integridade física e mental dos trabalhadores, devendo ser seguidos em qualquer empresa. 

Atentando a isso, o setor de Segurança do Trabalho (SST) do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC), realizou, no último mês, controle de pragas e manutenção dos extintores de incêndio na sede e em todas as Estações de Bombeamento.

O controle de pragas visa impedir a proliferação e a permanência de pragas urbanas em determinados locais. A cada quatro meses o DINC aplica tais medidas nos ambientes com condições mais favoráveis à infestação. 

De acordo com a Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (Aprag), medidas simples podem ajudar a manter as pragas longe, tais como: manter a limpeza e higiene em qualquer local; evitar acúmulo de entulhos, caixas e tudo que possa servir de esconderijo ou criadouro. É importante armazenar o lixo em local adequado, preferencialmente em recipientes bem fechados.

Manutenção dos Extintores

É uma medida preventiva e ou corretiva, que visa manter as condições originárias de operação dos extintores. A manutenção é feita em três níveis e realizada por uma empresa registrada no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). 

Além de seguir as normas vigentes, o DINC também cumpre a legislação do Estado de Pernambuco no que diz respeito ao Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP). A manutenção dos extintores é feita anualmente, sob a supervisão do técnico em segurança do trabalho do DINC.

Segundo o Presidente da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA), Fernando Medeiros, essa atividade faz parte do calendário de ações preventivas que a empresa adota. “Com a manutenção, é possível estabelecer condições mínimas de segurança contra incêndio e pânico. Essa ação contemplou todas as edificações do DINC, pois os extintores fazem parte do sistema portátil de prevenção e combate a incêndio”, pontuou.

Nenhum comentário
prev next
Leave a comment