Parada de Manutenção

29 de julho de 2020

Evitar o desperdício de água. Esse é um dos objetivos da parada de manutenção que as equipes do Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC) realizam periodicamente no Perímetro.

Tais obras são de extrema importância para o funcionamento eficaz dos aquedutos e do canal principal. Após identificarmos vazamentos, são feitas manutenções e, assim, reduzimos o desperdício de água, melhorando o fornecimento hídrico para os produtores e produtoras do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho.

De acordo com o cronograma, as paradas de manutenção são feitas mensalmente, entre fevereiro e junho. Porém, devido à pandemia do coronavírus, o calendário foi interrompido após a primeira parada programada, visando contenção de despesas, distanciamento social e a não interrupção do fornecimento de água para agricultura.

A terceira parada do ano aconteceu no último final de semana e foi a vez do aqueduto 04 receber obras na sua estrutura – resultado de uma necessidade identificada e orçada pelo DINC em 2019. Ressaltamos que, antes da realização das paradas de manutenção os produtores (a) são avisados com antecedência, para que ajustem a programação em suas áreas agrícolas. Acompanhe o resumo:

  • Reparo nas juntas de dilatação do aqueduto 04 e recuperação de placas no canal principal, com lançamento total de 102 m³ de concreto usinado, objetivando solucionar os vazamentos e manter a funcionalidade da estrutura;
  • Roço das estradas no Núcleo 3, melhorando a trafegabilidade nas vias;
  • Substituição de 602 m de redes hidráulicas de cimento amianto por policloreto de vinila (PVC) nas Estações de Bombeamento (EB´s: 21, 11 e 13), com diâmetros de 150 a 350 mm, com o objetivo de eliminar os estouramentos e vazamentos nesses trechos;
  • Desassoreamento do canal 107, com o objetivo de garantir o fluxo da água transportada pela estrutura.
  • A equipe de automação realizou a manutenção preventiva na Estação de Bombeamento (EB- 18): foram feitas limpeza de painel e troca de cabos ressecados e equipamentos que apresentavam interrupções momentâneas no funcionamento.

Nenhum comentário
prev next
Leave a comment