DINC recebe visita de representantes do Distrito de Irrigação do Baixo Açu (DIBA)

13 de novembro de 2021

Conhecer a gestão e o funcionamento do Projeto Público Irrigado Senador Nilo Coelho (PPISNC). Foi esse o objetivo da visita da  comitiva do Distrito de Irrigação do Baixo Açu (DIBA), situado do município de Alta Rodrigues, no Rio Grande do Norte (RN), ao Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC), interior de Petrolina (PE), na última sexta-feira (12).

O grupo conheceu as instalações da Sede Administrativa do DINC,  o processo operacional para fornecimento de água aos mais 2.300 usuários,  e as tecnologias implantadas e em desenvolvimento da gestão do Projeto.   

O presidente da Associação do DIBA, Nuilson Pinto de Medeiros parabenizou o Distrito pelo modelo de gestão e comprometimento do trabalho.

“Conhecer o DINC e ter essa experiência prática é algo muito positivo. Levando os conhecimentos adquiridos aqui, temos como intuito melhorar a eficiência do DIBA, e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida do produtor. Essa foi uma visita muito proveitosa, fomos muito bem recebidos e só temos a agradecer. Parabéns a todos pelo trabalho e por esse exemplo de gestão”. 

Segundo o Gerente de Operação do DINC, Humberto Arrunátegui, foi um ótimo momento para troca de conhecimentos.

Tive a oportunidade de acompanhar e explicar critérios, organização, procedimentos e metodologia usada na Administração e Operação do DINC.  Os visitantes se mostraram bastante  interessados em entender sobre a gestão do Projeto, o que foi excelente! E com certeza foram abertos caminhos para continuar este intercâmbio.  

Para o Gerente Executivo Paulo Sales, que também acompanhou os visitantes, “é sempre um prazer para o DINC receber e trocar experiências com outras instituições, sobretudo, que conduzem a mesma missão de trabalho – fornecer água para irrigação”.

O DIBA

O Distrito de Irrigação do Baixo Açu (DIBA) possui solos com alta fertilidade natural, relevo plano, tendo como suporte hídrico o Rio Açu que é perenizado pela Açude Armando Ribeiro Gonçalves, que receberá as águas da transposição do Rio São Francisco. A região possui ainda dois aquíferos subterrâneos, o Jandaíra e o Arenito Açu, condições climáticas que favorecem a agricultura irrigada.

O Projeto também tem grande importância social no que se refere à geração de emprego/renda e abastecimento de água para as populações: com a produção agrícola irrigada são gerados cerca de 1.500 empregos diretos nas atividades desenvolvidas nas lavouras irrigadas, estima-se outros 1.000 empregos gerados indiretamente.

As principais culturas cultivadas no DIBA são: banana, manga, mamão, coco-verde e seco, capim para feno, sementes de feijão, milho, sorgo, abóbora, melão, melancia, usando os métodos de irrigação por aspersão convencional, e pivô central e irrigação localizado (micro aspersão e gotejamento).

Fonte: site DIBA

Nenhum comentário
prev next
Leave a comment