ENTREVISTA: Pesquisador da Embrapa fala sobre produção de pera no Perímetro Irrigado Nilo

4 de março de 2021

A produção de pera, fruta de clima temperado, já é uma realidade no Perímetro Irrigado Nilo Coelho. Através de uma pesquisa, dirigida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, foi constatada a viabilidade de cultivo da fruta na nossa região, mesmo apresentando características de clima quente e seco. 

Entrevistamos o pesquisador da Embrapa Semiárido, Paulo Roberto para esclarecer algumas dúvidas sobre o cultivo da pera, no Perímetro, que conta, atualmente, com mais de 5 ha de produção da fruta. Representando dessa forma, uma opção viável para diversificar a fruticultura irrigada. Confira a entrevista.

DINC: Qual o cenário da produção de pera no Perímetro Irrigado Nilo Coelho?

Paulo Roberto: No Perímetro Nilo Coelho, iniciamos com duas unidades de observação, as duas no Núcleo 5, onde nós temos duas variedades de pera, todas elas produzindo bem. Um dos produtores já ampliou sua área de produção, começou com 0,2 hectares e hoje já está com mais de quatro ha da fruta. E outra fazenda, que iniciou com meio hectare, hoje tem a pretensão de aumentar para 10 ha. Além de outras áreas que também demonstraram interesse no cultivo.

DINC: Como iniciar a produção de pera na nossa região? 

Paulo Roberto: Existem dois modos: você pode fazer a aquisição da muda, enxertada, pronta no Paraná, ou preparar a muda aqui na região. Trazendo a muda do Paraná, é possível iniciar a produção no segundo ano de cultivo, com produtividades inicial  de 8 toneladas por ha. Tecnicamente existe uma viabilidade muito grande para as  produções

DINC: Qual o custo para a produção da pereira? 

Paulo Roberto: O custo de produção é muito baixo. Como toda cultura, você tem um custo elevado na implantação, mas a partir do início da produção, é possível ter um ganho estimado de 10 mil reais por hectare.

DINC: Quais as orientações para quem tiver interesse em começar a produzir pera?

Paulo Roberto: Os interessados podem entrar em contato com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que vai dar toda orientação na implantação do pomar e na condução, mas não é feita assistência técnica. Serão ofertados treinamentos, cursos e acompanhamentos das propriedades. Quem desejar mais informações também pode enviar um e-mail para o endereço [email protected]

Nenhum comentário
prev next
Leave a comment