Gerente executivo do DINC participa de programa de rádio

21 de janeiro de 2022
O gerente executivo do Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho (DINC), Paulo Sales foi entrevistado, na última quinta-feira (20), no Programa Nossa Voz, veiculado pela Rádio Grande FM. O gestor falou sobre os impactos do aumento gradativo do aumento do Lago de Sobradinho (BA), na operação do Projeto Público de Irrigação Senador Nilo Coelho (PPISNC) e também abordou outras temáticas.
 
Abrindo a entrevista, o gerente executivo esclareceu que as novas vazões do Lago não interferem na operação do PPISNC, visto que, o Projeto faz captação de água diretamente do reservatório de Sobradinho. Na oportunidade, Paulo Sales relembrou a crise hídrica que aconteceu em 2015, quando o Lago depreciou um pouco mais de 1% da capacidade útil.

Desde a crise hídrica, o DINC participa remotamente de uma reunião mensal com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básicos e outras entidades, para falar sobre a dinâmica operativa do sistema hídrico do Rio São Francisco e no último encontro no qual participou foi informado com mais detalhes sobre as mudanças de vazão do Lago.
 
“Todos os que tomaram conhecimento de que nos últimos dias temos observado um aumento muito grande na precipitação de chuva entre o norte do estado de Minas Gerais e a Bahia. Dessa forma é importante esclarecer aos produtores o que isso não representa riscos para a operação do DINC, mas também, alertar a população ribeirinha, que está mais próxima à calha do rio, que se atentem sobre esse aumento de vazão e sigam as recomendações dos órgãos competentes”, pontua Sales.

A entrevista seguiu adiante envolvendo outras temáticas, como: os desafios para a gestão do PPISNC para 2022. Vendas destacou a importância do trabalho realizado pelos produtores do Projeto, mesmo em meio às incertezas da comercialização em virtude da pandemia. Finalizando a sua participação, o gestor elogiou a força da agricultura irrigada e trouxe números do Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBP) de todos os Projetos Públicos de Irrigação da Codevasf, além de agradecer ao programa o espaço cedido para os esclarecimentos.
Nenhum comentário
prev next
Leave a comment