Setor de Operação do DINC apresenta o balanço anual de 2022

30 de dezembro de 2022

Um dos principais objetivos do Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho (DINC), é fornecer água para irrigação aos 2.333 usuários, lotados em uma área de aproximadamente 23 mil hectares, no Projeto Público Irrigado Senador Nilo Coelho (PPISNC). E para o cumprimento dessa atividade, o Setor de Operação, ao longo de 2022, trabalhou efetivamente e agora apresenta os resultados adquiridos neste período.  

A água  é captada a partir do dique “B” da barragem de Sobradinho-BA, por meio de 10 conjuntos de motobombas, sendo o Setor de Operação responsável pelo acompanhamento e intervenções necessárias para que a captação, condução e distribuição da água seja efetuada.

No que se refere a eficiência de condução e distribuição da água foi alcançada uma média de 92,6%, é importante destacar que quanto mais esse número se aproxima de 100% menor é a perda de água ao longo da sua condução, entre o canal de irrigação, reservatórios e Estações de Bombeamento (EBs) 

Roço e Destoca

Uma outra atividade exercida pelo Setor de Operação é o serviço de roço e destoca atividade feita diariamente, na qual é retirada da vegetação próxima aos canais de irrigação, com o objetivo de garantir um melhor fluxo da água no canal e consequentemente uma maior eficiência no fornecimento de água aos usuários. 

Neste ano, apesar das fortes chuvas, que facilitaram o crescimento da vegetação, a equipe  realizou mais de 270 km de serviço de roço manual e capina, entre o Canal Principal e os Secundários.

Para o gerente de Operação, Humberto Arrunátegui, o ano de 2022 teve uma dinâmica climática diferente, com registros de altos índices de chuvas e por essa razão foi necessário mudar critérios operacionais antes não usados.

“Ainda conforme essa realidade foi possível manter a operação de forma eficiente, racional e econômica e ter atingido todos os indicadores de eficiência operacional, energética e de aproveitamento máximo do horário reservado. Também destaco que mesmo com o grande volume de chuvas, favorecendo o crescimento da vegetação nas bordas da rede de canais, foi possível obter um excelente resultado nos serviços”, destaca.

 

Nenhum comentário
prev next
Leave a comment