Setor de Operação finaliza 2023 com metas alcançadas e resultados positivos

28 de dezembro de 2023

O Setor de Operação encerra o ano de 2023 celebrando metas alcançadas e resultados positivos no Distrito de Irrigação Senador Nilo Coelho (DINC), conforme previsto no Plano Operativo Anual (POA) para o Setor de Operação. Destacam-se as atividades de Roço e Destoca (SRD), a eficiência na distribuição de água aos usuários e a parceria com instituições de ensino voltada às práticas ambientais no Projeto Irrigado Senador Nilo Coelho.

O Setor de Roço e Destoca (SRD) atingiu mais de 294 km de limpeza nas margens do Canal Principal e Secundário do Projeto, removendo vegetações que prejudicam o fluxo da água. Adicionalmente, realizou 14 km de desassoreamento do Canal, removendo resíduos internos que comprometem a fluidez hídrica. Esses resultados representam a totalidade da meta estabelecida no POA, evidenciando o compromisso do SRD em superar as expectativas.

Com a meta alcançada antes de dezembro, o SRD estendeu suas atividades de roço e destoca para as áreas externas de 16 Estações de Bombeamento (EBs) do Projeto, retirando a vegetação ao redor. Com isso, foi possível manter a integridade dessas estruturas, bem como prevenir possíveis casos de incêndio próximos às EBs.

Outro destaque do Setor foi a eficiência na distribuição de água. Ao considerar os mais de 2.340 lotes irrigantes, onde se busca a proximidade de 100%, o Setor alcançou uma média de 93,60% de eficiência ao longo do ano. Nesse desempenho consistente, enfrentou desafios como perdas por evaporação, infiltração e vazamentos na infraestrutura. A capacidade do Setor em lidar com esses desafios assegura uma distribuição eficaz da água do Lago de Sobradinho (BA) para os lotes irrigantes, reforçando o sucesso operacional do DINC.

Para o Coordenador de Operação do DINC, Armando Bagagi, o ano de 2023 foi desafiador, mas o setor conseguiu superar com êxito. “Com planejamento, a equipe do SRD alcançou a meta estimada, e o regime de chuvas, menor do que em 2022, contribuiu para a execução dessa atividade. Quero parabenizar toda a equipe de operação pelo trabalho realizado. Para 2024, devemos buscar aqueles pontos que precisam de atenção, correção e melhorias”, pontuou.

Nenhum comentário
prev next
Leave a comment